Dica: Muitos links em azul vão conduzir você a mais conhecimento e lindas músicas. Vale experimentar.
Moda e rock dão match desde sempre! Quem nunca se inspirou no estilo dos astros e estrelas do rock?
Gisele Bündchen no desfile da Givenchy em 2011
**Não é recente, mas vale como inspiração :-)
E em 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Rock, então a gente não poderia deixar a data passar em branco por aqui, já que somos apaixonados por moda, comportamento e música também.
Antes de falarmos da estreita e maravilhosa ligação da moda com o rock vamos contar o motivo da escolha da data para celebrar o estilo musical que sempre foi associado a juventude e a rebeldia.
Em 1985 aconteceu o Festival Live Aid, simultaneamente, em Londres e na Filadélfia, com a presença de diversas bandas de rock unidas para arrecadar fundos para ajudar a Etiópia que passava por uma grande crise humanitária.
Na ocasião Phil Collins (banda Genesis) que tocou em Londres e também na Filadélfia declarou que aquele era o “Dia Mundial do Rock” e a data passou a ser celebrada principalmente no Brasil.
Geralmente associamos o estilo roqueiro de se vestir com roupas e acessórios na cor preta, mas existe mais de um estilo rock ‘n’ roll e o Total Black tem destaque, mas abre espaço para outras cores, estampas e padronagens como o xadrez – a cara do estilo grunge que marcou época – lá no início dos anos 1990
Estilo Grunge anos 90
- e que tem a cara da banda Nirvana e de seu vocalista Kurt Cobain.
Vocalista Kurt Cobain
Apesar da curta duração da banda – terminou em 1994 com a morte precoce de Kurt – Nirvana é considerada a melhor banda da Geração X e Kurt o porta-voz de uma geração. O segundo álbum da banda Nevermind alçou Nirvana ao sucesso e até hoje é considerado um dos maiores álbuns de rock de todos os tempos.
Veja o que achamos da discografia da banda.
No Brasil nossa musa mor do rock’n’roll é Rita Lee que está com 70 anos e continua sendo fiel a sua essência de rebeldia.
Rita Lee ao 70 anos em momento Bicho Grilo Total
Para falar de rock e de moda é inevitável falar dela: a britânica Vivienne Westwood (uma das minhas divas mor!) que ajudou a criar e a divulgar o punk rock inglês lá nos anos 1970. Vivienne levou de New York – onde o punk já existia – as peças rasgadas, os rebites, alfinetes e toques eróticos.
Em Londres, Vivienne tinha a loja Sex, na Kings Road, que foi o berço da banda Sex Pistols. Quem nunca ouviu: God Save the Queen? A lenda urbana diz que a própria Rainha impediu que a música chegasse a ser a Top 1 no país. Outra banda punk inglesa que merece destaque e referências é The Clash.
O movimento punk abriu espaço para mulheres e o movimento riot grrrl. Vale lembrar de Patti Smith, entre outras.
Movimento riot grrl
Vivienne continua na ativa e sempre com seu toque rebelde e questionador, mesmo assim, e talvez por isto, sua marca Vivienne Westwood é uma marca global e Vivienne uma das mais influentes designers. Inclusive Vivienne acaba de fechar uma parceria com a também britânica Burberry e a coleção será lançada em dezembro de 2018 com a recriação de peças icônicas que celebram o lifestyle britânico.
Poderia listar uma infinidade de bandas e seus estilos de vestir, mas seria uma lista muito extensa e mesmo assim correria o risco de deixar grandes influências de lado, então, optei por um resuminho daquilo que mais me tocou hoje sobre o tema. Eu, particularmente, tenho uma pegada roqueira no visual, amo Total Black, mas também adoro pitadas de glam rock com muito prata e brilhos, amo spikes, rebites, tachas, alfinetes, jeans e coturnos.
Também adoro o estilo rock sexy, com transparência, vinil, lingerie à mostra. Pode ser tudo junto e misturado ou um visual por vez.
Rock é muito mais que um estilo musical! É estilo de vida e o look roqueiro pode ser variado, mas não pode nunca perder a essência do ser você mesmo e se expressar através das roupas e acessórios (mega punk isto!, a cultura do Do It Yourself - D.I.Y. começou com o movimento punk, então customize seu look dando asas a imaginação).
Para finalizar, ao som do bom e velho rock’n’roll: Deixo para vocês o desafio de buscar outras referências que tenham a ver com o seu lado rock’n’roll. Se joga na busca do estilo que é seu!
Poste sua foto no Instagram e use a #itsrocknroll
E conta para gente qual sua banda favorita?
Amei as bolsas!!!